quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Ambiente

O nosso primeiro tema de vida foi sobre o Ambiente. Verificámos que este está demasiado degradado, muito por culpa dos nossos actos. A poluição é neste momento um dos problemas mais preocupantes da humanidade e, mesmo com a criação de tratados, esta continua a aumentar.

Assim, é absolutamente urgente mudarmos de atitude e empenharmo-nos na protecção da Natureza em todos os sentidos. Cada pessoa tem a responsabilidade de ter o bom senso de participar individual e localmente, de forma a haver uma transformação global. Afinal bastam pequenos gestos para ajudar a minorar o efeito negativo que temos no Ambiente de forma local e global, tanto por nós como por toda a vida no planeta, o “nosso” único e precioso habitat. É necessário ter-se a consciência que a maior parte das nossas ocupações quotidianas provoca impacto no Ambiente: acender uma luz, abrir uma torneira, viajar de carro ou fazer compras…

No entanto, todos somos livres de escolher tomar a atitude correcta e favorável ao ambiente ou pura e simplesmente ignorar a nossa responsabilidade ambiental. Sabemos que tudo o que consumimos não aparece espontaneamente nas prateleiras do supermercado, nem desaparece por artes mágicas no contentor do lixo. Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a outro, constituindo um ciclo de produção/ consumo/ resíduos.

Deste modo, é fundamental estar bem informado sobre a forma de separar os nossos resíduos domésticos, permitindo que estes venham a ter uma nova utilidade, através da reciclagem. Por exemplo, o equipamento da Selecção Portuguesa de Futebol é feito de poliéster, a partir de garrafas de água recicladas (só para a camisola são necessárias sete garrafas de plástico de 1,5 l). A política dos 3 r’s (reduzir, reciclar, reutilizar) permite-nos poupar dinheiro e também preservar o futuro do planeta.

É urgente evitar a poluição, quer do solo, da atmosfera ou da hidrosfera. Nós sentimo-nos envolvidos por estas questões, por isso queremos envolvê-lo a si também, pois como diz o provérbio chinês: “Diz-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu lembrar-me-ei. Envolve-me e eu aprenderei.” Envolvendo-o e envolvendo-nos se poderão mudar mentalidades e alterar comportamentos.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Powered by Blogger