quarta-feira, 12 de maio de 2010

Resultados do Inquérito


 
Este inquérito mostrou-nos que ao nível da educação ambiental, ainda há trabalho a fazer no nosso concelho, por isso deixamos-lhe um apelo: informe-se e adquira hábitos ecológicos! Seja consciente, proteja o ambiente! 

Inquérito



No âmbito do tema de vida “O Ambiente”, os formandos do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) da E.B. 2/3 de Eiriz, decidiram elaborar este inquérito no sentido de apurarem os hábitos da população de Paços de Ferreira relativamente aos cuidados com a preservação do meio ambiente.

Nota: este inquérito é anónimo, por favor não escreva o seu nome. Agradecemos desde já a sua colaboração.

Sexo:      Masculino:       Feminino:

Idade:      Menor de 25 anos:    25 anos a 40 anos: 40 anos a 50 anos: 

Freguesia:________________


1º Pensa que é importante fazer a separação do lixo?

Sim             Não


2º Se respondeu sim na questão anterior, assinale a razão da sua escolha:

     Viver de uma forma mais saudável
     Preservar o meio ambiente
     Tratar os resíduos correctamente
     Diminuir a poluição
     Outras _______________________________________________


3º Costuma separar os diferentes resíduos domésticos?

   Sim □         Não        Às vezes

4º Sabe que tipo de resíduos deve separar?

Sim □           Não

5º Distingue as diferentes cores dos ecopontos?
Sim □           Não

6º Assinale a cor do ecoponto do papel?
Azul       Vermelho        Verde     Lilás      Não há


7º Em que ecoponto colocaria as latas de refrigerante?
Azul       Vermelha        Amarelo                   Verde


8º Considera que existem ecopontos suficientes na sua freguesia?
Sim                  Não

9º Sabe onde depositar os electrodomésticos em fim de vida?
Sim                  Não

10º Normalmente,  toma banho de:
Imersão           Duche

11º Enquanto lava os dentes, deixa a água a correr?
Sim                 Não

12º Utiliza as máquinas de lavar louça e roupa cheias?
Sim                 Não


13º Substitui os aerossóis e sprays( que contêm CFC’s) por sticks, roll  ou pelos pulverizadores de compressão?
Sim                 Não

14º Evita fazer viagens de automóvel desnecessárias?
Sim □           Não

15º O que faz aos remédios e radiografias que já não utiliza?
        Entrega-os na farmácia  Deita-os fora guarda-os
      
      Dá-lhes outro destino 

16º Desliga os electrodomésticos:
         Na tomada                   Deixa-os em stand-by

17º No seu quintal,  costuma usar fertilizantes e herbicidas?
  Sim □          Não

 18º Onde deposita os óleos de fritar?
   
Deita-os na banca da louça  Deita-os no lixo    Deita-os no oleão
  
19º Conhece a política dos 3 R’s?
Sim                 Não


20º Se respondeu sim,  indique as opções correctas:
Reciclar     Reservar □    Reduzir    Retirar     Reutilizar


 Obrigado pela sua colaboração!

Mini-glossário sobre o Ambiente

Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC B3)
Glossário: 0 Ambiente

A
Agua
Liquido natural, transparente, incolor, geralmente insípido e inodoro, indispensável para a sobrevivência da maior parte dos seres vivos.Pode ser sob a forma de chuva, suor e lágrimas.

Aquacultura
Estudo da criação ou cultivo controlado de produtos aquáticos.

Área protegida
E um espaço geográfico claramente definido, reconhecido, dedicado e gerido, através de meios legais ou outros igualmente eficientes, com o fim de obter conservação ao longo do tempo da natureza com os serviços associados ao ecossistema e os valores culturais.

Aterro
Aterro sanitário é um espaço destinado a deposição final de resíduos sólidos gerados pela actividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da industria de construção.

Atmosfera
Rodeia o planeta Terra, protegendo-o das radiações nocivas emitidas pelo Sol e é constituída por uma mistura de gases (cerca de 78,08% de azoto, aproximadamente
20% de oxigénio e os restantes 1,92% de outros gases), nos quais se encontram em suspensão algumas partículas sólidas e Liquidas. Está dividida em quatro camadas: a Troposfera, a Estratosfera, a Mesosfera e a Termosfera.

B
Biodiversidade
Biodiversidade pode ser definida como a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte;compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e os ecossistemas...

Biologia
E a ciência da vida, do estudo dos seres vivos, da sua origem, da classificação das suas actividades, da sua função no ecossistema, da forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente.

Biosfera
E o conjunto de todos os ecossistemas da terra.

C
Cadeia alimentar
Níveis de alimentação encontrados em todas as comunidades de seres vivos. Cu seja, seres de um nível alimentam-se dos membros do nível abaixo e são consumidos pelo nível acima, para que haja equilíbrio entre as populações de espécies e estas não aumentem demasiado. Por exemplo: o vegetal é comido pelo coelho, que é comido pela raposa.

Camada de ozono
Camada superior da estratosfera, situada a uma altitude a cerca de 25 Km, tem cerca de 20 quilómetros de espessura, concentra cerca de 90% de ozono atmosférico e protege o nosso planeta dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta proveniente do sol.

CFC
Esta sigla designa os clorofluorcarbonetos, que são os principais gases utilizados na fabricação de artigos de refrigeração, industria do isolamento térmico e electrónica e em pulverizadores.Estes gases são responsáveis pela destruição da camada de ozono dando origem ao chamado “buraco“ na camada de ozono. Com a destruição desta camada, deixamos de estar protegidos de uma parte das radiações ultravioleta que são muito nocivas para todas as formas de vida no planeta. Apesar do seu uso actual ser proibido, devido a sua longevidade, que é cerca de 50 anos, estes continuam a contribuir para a diminuição da camada de ozono.

Chuva Acida
Chuva, neve ou neblina que cai na superfície da Terra, contendo agentes químicos nocivos produzidos pelos processos industriais e pela queima de carvão e petróleo. Essa chuva altera o equilíbrio químico de lagos e rios, provoca a corrosão de edifícios e monumentos, e afecta toda a fauna e a flora.

Ciclo da Agua
Processo de circulação das águas que inclui os fenómenos de:
evaporação,transpiração,condensação,precipitação e escoamento.

Cogeracão
Consiste na produção simultânea de energia térmica e eléctrica a partir do uso de um combustível.

Combustível fóssil
Substâncias originadas a partir de matéria orgânica que ficou preservada nas rochas e que, passados milhares de milhões de anos, deram origem aos combustíveis. São o resultado de formações orgânicas muito antigas, entre elas fósseis (restos) de animais marinhos. Forma-se devido a condições ambientais especiais. Neste grupo incluem-se o petróleo e seus derivados, carvão mineral, gás natural, etc.

Compostagem
Processo biológico de transformação de matéria orgânica, por acção de microorganismos, num composto fertilizante semelhante ao solo.

Contaminacão
Invasão de um determinado meio por elementos poluidores ou radioactivos.

D
Decompositores
Microorganismo(fungos ou bactérias) que se alimentam através da decomposição da matéria orgânica, ou seja, os decompositores contribuem para que os organismos mortos(inclusive plantas, animais e seres humanos) se desintegrem.São essenciais para a continuidade da vida na terra.

Degradável
Substância que pode ser decomposta.

Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objectivos: o desenvolvimento económico e a conservação ambiental.

E
Ecologista
Também chamado ambientalista. Alguém que se preocupa com a defesa do ambiente.

Ecossistema
Designa o conjunto formado por todos os organismos vivos que habitam numa determinada área pelas condições ambientais da mesma e pelas relações entre as diversas populações e entre estas e o meio.

Educação Ambiental
Ramo da educação que tem como principal objectivo motivar a sociedade para conhecer e adoptar comportamentos de defesa, preservação e melhoria do meio ambiente, através de um processo permanente e participativo que utiliza conjuntos de actividades e ideias.

Efeito de Estufa
E um fenómeno natural que permite manter a temperatura da superfície terrestre entre valores razoáveis. No entanto, o lançamento constante de poluentes para a atmosfera, entre os quais se encontra o dióxido de carbono, tem conduzido a um aumento da sua concentração, o que conduz a um aumento do efeito de estufa e consequente subida gradual da temperatura levando ao chamado aquecimento global. Este por sua vez provoca a fusão das calotes polares, fazendo subir o nível médio das águas do mar e provocando alterações climáticas.

Calcula-se que, ao ritmo actual de produção de dióxido de carbono e de outros gases que contribuem para o aumento do efeito de estufa, a temperatura média global do nosso planeta, irá aumentar entre 1 0C e 2 0C, nos próximos 30 anos.

Portanto, é urgente diminuir o mais possível ou até mesmo eliminar a emissão desses gases.

Para tal surgiu o Protocolo de Quioto — um acordo internacional, estabelecido entre os países membros da ONU — que impõe limites, aos países industrializados, nas emissões de gases que provocam o efeito de estufa na atmosfera. Entre os objectivos deste acordo incluem-se fazer com que os países industrializados diminuam em 5% as suas emissões, abaixo dos valores de 1990, no período entre 2008 e 2012.

O protocolo de Quioto começou a vigorar legalmente em 16 de Fevereiro de 2005.

Erosão
Remoção física de rochas ou de partículas no solo por acção de elementos da natureza,como a água e o vento.

Espécie Autoctone
São espécies originárias/nascidas/ espontâneas em determinado território ou que foram para ai levados há tempos muito longínquos.São muito importantes pois estão totalmente adaptadas.

ETAR
A sigla ETAR significa Estação de Tratamento de Aguas Residuais. Nestas estações é feito o tratamento das águas residuais de origem doméstica e industrial, vulgarmente conhecidos como esgotos, que são, depois, escoados para o mar ou para os rios com um nível de poluição inofensivo para o meio ambiente.

G
Geologia
E a ciência que estuda a origem e a constituição da Terra (do grego: geo=
terra+logos = tratado).

H
Habitat
Designação do clima, zona ou região onde vive e se desenvolve qualquer ser organizado

Hibernacão ou Hibernar
1-Estar em hibernação.

2- Passar o inverno! em entorpecimento.

Hídricos
Relativo a água.

Hidrosfera
O nosso planeta é constituído por 97% de água salgada e 3% de água doce. Parte liquida da superficie da Terra. Por outras palavras, hidrosfera é a camada do planeta que tem água. A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.

Humidade
E a quantidade de água que existe na atmosfera ou no solo.

L
Lençol Freático
E um local não muito profundo no subsolo, onde a água da superfície que se infiltra no solo fica armazenada.

M
Maremoto
E um sismo em região coberta por um oceano, ocasionado pelo deslocamento das placas tectónicas que são blocos em que a crosta terrestre está dividida. Os grandes maremotos produzem ondas gigantescas chamadas tsunamis que se deslocam por quilómetros a alta velocidade. As vezes essas ondas atingem ilhas e costas dos continentes, provocando destruição material e mortes nos locais habitados.

O
Oxigénio
Elemento químico gasoso, não metálico, incolor e inodoro. Na sua forma molecular (2 átomos de oxigénio) é um componente do ar (constitui cerca de 20% do seu volume) e é responsável por todos os processos de combustão, sendo por isso indispensável a vida. Este elemento é o mais difundido no nosso planeta: constitui cerca de 20% do volume do ar, 90% da água dos oceanos que cobrem a Terra é composta por oxigénio e as rochas contêm, em média, 50% deste elemento.

Ozono
Gás de composição molecular (C3), forma-se quando as moléculas de oxigénio(C2) se rompem devido a radiação ultravioleta e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigénio.

P
Parque Nacional
E uma área com amostras de regiões naturais características, paisagens naturais ou humanizadas e habitats de espécies com interesse ecológico, cientifico e educacional. As paisagens destas áreas encontram-se pouco alteradas pela actividade humana. Em Portugal existe um único parque nacional, o da Peneda-Gerês.

Parque Natural
E uma área composta por paisagens naturais, semi-naturais e humanizadas de interesse nacional. São exemplo da interacção harmoniosa entre a actividade humana e a Natureza. Apresentam amostras de um bioma ou região natural. Em Portugal existem actualmente 13 parques naturais, a saber: do Litoral Norte; de Mongtesinho; do Douro Internacional; do Alvão; do Tejo Internacional; da Serra de Aire e Candeeiros; da Arrábida; de Sintra-Cascais; do SW Alentejano e Costa Vicentina; do Vale do Guadiana;
da Ria Formosa; da Serra da Estrela e da Serra de S. Mamede.

Poluentes
Os principais poluentes que afectam a atmosfera poluindo-a são: monóxido de carbono, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido de azoto,poeiras e CFC (clorofluorcarbonetos).

Protocolo de Quioto
Acordo internacional que prevê a diminuição da emissão de gases poluentes para a atmosfera através de medidas de controlo adoptadas pelos países industrializados.

Q
Qualidade de Vida
São condições favoráveis ao bem estar, como infraestruturas adequadas: habitação, alimentação, acesso a saúde, a educação, a cultura e lazer e vida em meio ambiente ecologicamente equilibrado.

R
Reciclagem
E o processo de recuperação em que os materiais usados sujeitos a uma triagem e depois transformados em novos e, por vezes, em diferentes produtos

Recurso não Renovável
Recurso que só pode ser utilizado uma vez. Por exemplo, os recursos minerais esgotam-se depois de usados e não se reproduzem após serem extraídos da natureza. C petróleo e o gás são exemplos de recursos não renováveis

Recurso Renovável
Recurso que pode ser regenerado após o uso. As árvores são um exemplo típico de recurso que se renova.

Recursos Hídricos
São todas as fontes de água da natureza, como os rios, os mares, os lagos...

Recursos Naturais
São substâncias que ocorrem naturalmente no ambiente. São frequentemente classificados como renováveis e não renováveis.

Resíduos Orgânicos
Restos de vegetais e outros materiais que se decompõem e podem servir como adubo.

S
Sismo
Libertação súbita de energia que provoca movimentos da superfície terrestre.

Smog
Originalmente, refere-se a combinação de fumaça (das chaminés) e nevoeiro. Hoje, refere-se a qualquer acumulação visível de substâncias que causam poluição do ar.

Solo
E a camada que cobre as rochas, constituída de proporções e tipos variáveis de minerais e de humus. Também se pode definir como a camada onde é possível desenvolver a vida vegetal.

Sustentabilidade da terra
Para que a sociedade se desenvolva de uma forma sustentável deve garantir:

- A preservação dos recursos naturais, garantindo a satisfação das necessidades das gerações vindouras;

- A participação das populações na preservação do ambiente;

- Gerir o desenvolvimento ecológico de forma equilibrada sem provocar danos ambientais irreparáveis.

T
Termosfera
Está localizada acima da mesosfera, a sua temperatura aumenta com a altitude rápida. Também chamada de quimiosfera esta camada da atmosfera vai desde 80-85 Km, até aproximadamente 640 Km de altitude,em relação a superfície do planeta Terra.

Terra
Planeta habitado pelo homem e seres vivos. E o terceiro planeta do sistema solar, o berco da civilizacão humana, rico em vida e possui um vasto ecossistema.

Terramoto
Libertação súbita de energia que provoca movimentos na superfície terrestre.

Toxico
Que contém substâncias venenosas para a vida animal e/ou vegetal.

Troposfera
Camada da atmosfera mais próxima do solo.

U
Ultra-Violeta (Raios)
Raios cujos comprimentos de onda se situam entre os da extremidade violeta do espectro visível e dos raios X. São emitidos pelo sol nas formas de UV_A e UV_B. A maior parte da radiação UV é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioletas que efectivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UVA.

Z
zooplâncton
Conjunto de animais aquáticos.

O Ambiente

O nosso primeiro tema de vida foi sobre o Ambiente. Verificámos que este está demasiado degradado, muito por culpa dos nossos actos. A poluição é neste momento um dos problemas mais preocupantes da humanidade e, mesmo com a criação de tratados, esta continua a aumentar.

Assim, é absolutamente urgente mudarmos de atitude e empenharmo-nos na protecção da Natureza em todos os sentidos. Cada pessoa tem a responsabilidade de ter o bom senso de participar individual e localmente, de forma a haver uma transformação global. Afinal bastam pequenos gestos para ajudar a minorar o efeito negativo que temos no Ambiente de forma local e global, tanto por nós como por toda a vida no planeta, o “nosso” único e precioso habitat. É necessário ter-se a consciência que a maior parte das nossas ocupações quotidianas provoca impacto no Ambiente: acender uma luz, abrir uma torneira, viajar de carro ou fazer compras…

No entanto, todos somos livres de escolher tomar a atitude correcta e favorável ao ambiente ou pura e simplesmente ignorar a nossa responsabilidade ambiental. Sabemos que tudo o que consumimos não aparece espontaneamente nas prateleiras do supermercado, nem desaparece por artes mágicas no contentor do lixo. Tudo o que consumimos vem de algum lado e vai parar a outro, constituindo um ciclo de produção/ consumo/ resíduos.

Deste modo, é fundamental estar bem informado sobre a forma de separar os nossos resíduos domésticos, permitindo que estes venham a ter uma nova utilidade, através da reciclagem. Por exemplo, o equipamento da Selecção Portuguesa de Futebol é feito de poliéster, a partir de garrafas de água recicladas (só para a camisola são necessárias sete garrafas de plástico de 1,5 l). A política dos 3 r’s (reduzir, reciclar, reutilizar) permite-nos poupar dinheiro e também preservar o futuro do planeta.

É urgente evitar a poluição, quer do solo, da atmosfera ou da hidrosfera. Nós sentimo-nos envolvidos por estas questões, por isso queremos envolvê-lo a si também, pois como diz o provérbio chinês: “Diz-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu lembrar-me-ei. Envolve-me e eu aprenderei.” Envolvendo-o e envolvendo-nos se poderão mudar mentalidades e alterar comportamentos.
 
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