domingo, 6 de Fevereiro de 2011

Palestra: Cuidados básicos de Saúde e de higiene

No passado dia 27 de Janeiro, a turma EFA B3 realizou, na nossa escola, uma palestra: “Cuidados básicos de Saúde e de higiene”, proferida pela enfermeira obstetra Sílvia Lopes.
A Sra. enfermeira começou por apresentar a definição de saúde segundo a OMS: «Estado  de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.» Mostrando que para se ser saudável contribuem vários factores. A seguir falou-nos de cuidados de higiene, salientando a importância da mesma para prevenir doenças infecto-contagiosas, daí a importância de lavar as mãos, de tomar banho diariamente, de mudar de roupa interior diariamente também, de cuidar da higiene oral, mostrando como se deve fazer a higiene da boca: escovar bem os dentes e a língua, não necessário aplicar muita quantidade de dentífrico e este deve possuir entre 1000/1500 de flúor. Devemos observar também, de vez em quando, as gengivas e os dentes, fazer a palpação dos gânglios para detectar possíveis infecções da faringe e consultar o dentista uma ou duas vezes por ano.
Mostrou a relação entre uma alimentação equilibrada e a saúde, pois se seguirmos as indicações da roda dos alimentos vemos a importância dos sais minerais, das fibras, dos hidratos de carbono, das proteínas e a forma de melhor os combinar.
De seguida, explicou alguns aspectos relacionados com a saúde da mulher, como por exemplo fazer a palpação dos seios para prevenir o cancro da mama e fazer a citologia cervical ou papanicolau para detectar o cancro do colo do útero.
Em relação ao homem, este deve também fazer a palpação dos testículos para prevenir este cancro, que apesar de afectar unicamente 1% dos homens portugueses, incide numa faixa etária muito jovem e torna-se cada vez mais frequente.
Informou-nos e projectou o Plano Nacional de Vacinação, explicando as diferentes vacinas ao longo da vida, a importância de as ter em dia e a necessidade de fazer anualmente, pelo menos, consultas com o médico de família. 
Por fim, debateram-se várias questões sobretudo relacionadas com os diferentes cancros e tiraram-se algumas dúvidas.

Gostamos muito da forma como a enfermeira explicou os diferentes assuntos, permitindo-nos ter mais conhecimento sobre esta área tão importante nas nossas vidas e que, em parte, depende de nós. Foi um serão bem passado.


3 comentários:

Anónimo disse...

Interessante

Anónimo disse...

foi muito informativa a palestra dada pela enfermeira Silvia..

Anónimo disse...

achei otimo tambem sou enfermeira e tambem adoro dar palestras

Enviar um comentário

 
Powered by Blogger