Mostrar mensagens com a etiqueta Estilos de vida saudáveis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estilos de vida saudáveis. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um grupo que deixa saudades...

3º Período - Actividades

Este período continua com o tema de vida “Estilos de Vida Saudáveis”, dando especial destaque ao exercício físico como factor importante para uma vida saudável.
Assim, foi com grande animação que nos pusemos a bulir na aula de aeróbica dada pela professora Marisa Lourenço, no passado dia 5 de Maio.

Também realizamos um jogo de futsal , no dia 12 de Maio.
 


No dia 10 de Maio aliamos a prática de exercício físico ao contacto com a natureza, visitando, em Eiriz, o moinho de água e mantendo viva uma actividade que se perde na memória dos tempos. Este moinho pertence à D. Linda e ao Sr. Adelino Gonçalves, que foi um excelente guia, explicando e mostrando como este funcionava. Assim, disse-nos os nomes de todas as peças que fazem o moinho funcionar, transformando o milho em farinha. 
Hoje em dia, restam poucos exemplares destes moinhos na nossa terra.
Pena é que os que existem estejam desactivados e tristemente deixados ao abandono. De seguida, tendo a farinha moída, para retemperar forças, fomos provar o pão acabadinho de sair do forno e feito pelas mãos experientes e sábias da D. Linda (nossa colega).


Finalmente, foi com boa disposição e empenho que ensaiamos e representamos a peça de teatro: “O Exame de 4ª Classe”. Foram momentos divertidos e ao mesmo tempo enriquecedores, pois permitiram-nos desenvolver competências ao nível da expressão oral e corporal. Os ensaios e preparação da representação da peça, decorreram nas aulas de LC, CE e TIC.

Parte I


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Palestra: Cuidados básicos de Saúde e de higiene

No passado dia 27 de Janeiro, a turma EFA B3 realizou, na nossa escola, uma palestra: “Cuidados básicos de Saúde e de higiene”, proferida pela enfermeira obstetra Sílvia Lopes.
A Sra. enfermeira começou por apresentar a definição de saúde segundo a OMS: «Estado  de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.» Mostrando que para se ser saudável contribuem vários factores. A seguir falou-nos de cuidados de higiene, salientando a importância da mesma para prevenir doenças infecto-contagiosas, daí a importância de lavar as mãos, de tomar banho diariamente, de mudar de roupa interior diariamente também, de cuidar da higiene oral, mostrando como se deve fazer a higiene da boca: escovar bem os dentes e a língua, não necessário aplicar muita quantidade de dentífrico e este deve possuir entre 1000/1500 de flúor. Devemos observar também, de vez em quando, as gengivas e os dentes, fazer a palpação dos gânglios para detectar possíveis infecções da faringe e consultar o dentista uma ou duas vezes por ano.
Mostrou a relação entre uma alimentação equilibrada e a saúde, pois se seguirmos as indicações da roda dos alimentos vemos a importância dos sais minerais, das fibras, dos hidratos de carbono, das proteínas e a forma de melhor os combinar.
De seguida, explicou alguns aspectos relacionados com a saúde da mulher, como por exemplo fazer a palpação dos seios para prevenir o cancro da mama e fazer a citologia cervical ou papanicolau para detectar o cancro do colo do útero.
Em relação ao homem, este deve também fazer a palpação dos testículos para prevenir este cancro, que apesar de afectar unicamente 1% dos homens portugueses, incide numa faixa etária muito jovem e torna-se cada vez mais frequente.
Informou-nos e projectou o Plano Nacional de Vacinação, explicando as diferentes vacinas ao longo da vida, a importância de as ter em dia e a necessidade de fazer anualmente, pelo menos, consultas com o médico de família. 
Por fim, debateram-se várias questões sobretudo relacionadas com os diferentes cancros e tiraram-se algumas dúvidas.

Gostamos muito da forma como a enfermeira explicou os diferentes assuntos, permitindo-nos ter mais conhecimento sobre esta área tão importante nas nossas vidas e que, em parte, depende de nós. Foi um serão bem passado.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estilos de Vida Saudáveis-Rastreio Visual

Terminaram as grandes férias. Pois agora é para valer. Sim. Somos nós, os alunos do EFA B3. Como era de esperar iniciámos um novo Tema de Vida: “ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS”. Temos feito várias pesquisas relacionadas com questões da saúde e higiene e verificámos que, por vezes, no nosso dia-a-dia não lhe damos a devida importância. Revimos a importância de regras básicas de higiene/saúde, como por exemplo: lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho, sempre que se manuseiam alimentos, tomar banho diariamente, lavar os dentes, etc. Também, no âmbito da saúde preventiva, promovemos na nossa escola, no passado dia 06 de Dezembro, um rastreio visual realizado pelos bombeiros voluntários de Freamunde (aos quais agradecemos a prontidão e disponibilidade demonstradas). Este rastreio englobou os seguintes exames: a medição da Tensão Arterial, a avaliação do Colesterol Total, a avaliação da Glicemia, do pulso e oximetria. Esta actividade teve como objectivo alertar a comunidade e a nós próprios para a necessidade e importância deste tipo de exames, que poderão prevenir problemas de saúde associados a este tipo de patologias.

Em Janeiro realizaremos também uma palestra sobre “Cuidados básicos de saúde e de higiene”, orientada pela enfermeira Sílvia Lopes, a quem agradecemos desde já. Deixamos também o apelo: venha participar nesta palestra: informe-se e esclareça-se!

Cuide da sua saúde! Ela é o melhor bem que podemos ter, por isso há que preservá-la.

 
Powered by Blogger