Mostrar mensagens com a etiqueta Estilos de vida saudáveis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Estilos de vida saudáveis. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 1 de junho de 2011
3º Período - Actividades
Este período continua com o tema de vida “Estilos de Vida Saudáveis”, dando especial destaque ao exercício físico como factor importante para uma vida saudável.
Assim, foi com grande animação que nos pusemos a bulir na aula de aeróbica dada pela professora Marisa Lourenço, no passado dia 5 de Maio.
Também realizamos um jogo de futsal , no dia 12 de Maio.
No dia 10 de Maio aliamos a prática de exercício físico ao contacto com a natureza, visitando, em Eiriz, o moinho de água e mantendo viva uma actividade que se perde na memória dos tempos. Este moinho pertence à D. Linda e ao Sr. Adelino Gonçalves, que foi um excelente guia, explicando e mostrando como este funcionava. Assim, disse-nos os nomes de todas as peças que fazem o moinho funcionar, transformando o milho em farinha.
Hoje em dia, restam poucos exemplares destes moinhos na nossa terra.
Pena é que os que existem estejam desactivados e tristemente deixados ao abandono. De seguida, tendo a farinha moída, para retemperar forças, fomos provar o pão acabadinho de sair do forno e feito pelas mãos experientes e sábias da D. Linda (nossa colega).
Finalmente, foi com boa disposição e empenho que ensaiamos e representamos a peça de teatro: “O Exame de 4ª Classe”. Foram momentos divertidos e ao mesmo tempo enriquecedores, pois permitiram-nos desenvolver competências ao nível da expressão oral e corporal. Os ensaios e preparação da representação da peça, decorreram nas aulas de LC, CE e TIC.
Parte I
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Palestra: Cuidados básicos de Saúde e de higiene
No passado dia 27 de Janeiro, a turma EFA B3 realizou, na nossa escola, uma palestra: “Cuidados básicos de Saúde e de higiene”, proferida pela enfermeira obstetra Sílvia Lopes.
De seguida, explicou alguns aspectos relacionados com a saúde da mulher, como por exemplo fazer a palpação dos seios para prevenir o cancro da mama e fazer a citologia cervical ou papanicolau para detectar o cancro do colo do útero.
Em relação ao homem, este deve também fazer a palpação dos testículos para prevenir este cancro, que apesar de afectar unicamente 1% dos homens portugueses, incide numa faixa etária muito jovem e torna-se cada vez mais frequente.
Informou-nos e projectou o Plano Nacional de Vacinação, explicando as diferentes vacinas ao longo da vida, a importância de as ter em dia e a necessidade de fazer anualmente, pelo menos, consultas com o médico de família.
Gostamos muito da forma como a enfermeira explicou os diferentes assuntos, permitindo-nos ter mais conhecimento sobre esta área tão importante nas nossas vidas e que, em parte, depende de nós. Foi um serão bem passado.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Estilos de Vida Saudáveis-Rastreio Visual
Terminaram as grandes férias. Pois agora é para valer. Sim. Somos nós, os alunos do EFA B3. Como era de esperar iniciámos um novo Tema de Vida:
“ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS”. Temos feito várias pesquisas relacionadas com questões da saúde e higiene e verificámos que, por vezes, no nosso dia-a-dia não lhe damos a devida importância. Revimos a importância de regras básicas de higiene/saúde, como por exemplo: lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho, sempre que se manuseiam alimentos, tomar banho diariamente, lavar os dentes, etc. Também, no âmbito da saúde preventiva, promovemos na nossa escola, no passado dia 06 de Dezembro, um rastreio visual realizado pelos bombeiros voluntários de Freamunde (aos quais agradecemos a prontidão e disponibilidade demonstradas). Este rastreio englobou os
seguintes exames: a medição da Tensão Arterial, a avaliação do Colesterol Total, a avaliação da Glicemia, do pulso e oximetria. Esta actividade teve como objectivo alertar a comunidade e a nós próprios para a necessidade e importância deste tipo de exames, que poderão prevenir problemas de saúde associados a este tipo de patologias.
“ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS”. Temos feito várias pesquisas relacionadas com questões da saúde e higiene e verificámos que, por vezes, no nosso dia-a-dia não lhe damos a devida importância. Revimos a importância de regras básicas de higiene/saúde, como por exemplo: lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho, sempre que se manuseiam alimentos, tomar banho diariamente, lavar os dentes, etc. Também, no âmbito da saúde preventiva, promovemos na nossa escola, no passado dia 06 de Dezembro, um rastreio visual realizado pelos bombeiros voluntários de Freamunde (aos quais agradecemos a prontidão e disponibilidade demonstradas). Este rastreio englobou os
seguintes exames: a medição da Tensão Arterial, a avaliação do Colesterol Total, a avaliação da Glicemia, do pulso e oximetria. Esta actividade teve como objectivo alertar a comunidade e a nós próprios para a necessidade e importância deste tipo de exames, que poderão prevenir problemas de saúde associados a este tipo de patologias. Em Janeiro realizaremos também uma palestra sobre “Cuidados básicos de saúde e de higiene”, orientada pela enfermeira Sílvia Lopes, a quem agradecemos desde já. Deixamos também o apelo: venha participar nesta palestra: informe-se e esclareça-se!