quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estilos de Vida Saudáveis-Rastreio Visual

Terminaram as grandes férias. Pois agora é para valer. Sim. Somos nós, os alunos do EFA B3. Como era de esperar iniciámos um novo Tema de Vida: “ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS”. Temos feito várias pesquisas relacionadas com questões da saúde e higiene e verificámos que, por vezes, no nosso dia-a-dia não lhe damos a devida importância. Revimos a importância de regras básicas de higiene/saúde, como por exemplo: lavar as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho, sempre que se manuseiam alimentos, tomar banho diariamente, lavar os dentes, etc. Também, no âmbito da saúde preventiva, promovemos na nossa escola, no passado dia 06 de Dezembro, um rastreio visual realizado pelos bombeiros voluntários de Freamunde (aos quais agradecemos a prontidão e disponibilidade demonstradas). Este rastreio englobou os seguintes exames: a medição da Tensão Arterial, a avaliação do Colesterol Total, a avaliação da Glicemia, do pulso e oximetria. Esta actividade teve como objectivo alertar a comunidade e a nós próprios para a necessidade e importância deste tipo de exames, que poderão prevenir problemas de saúde associados a este tipo de patologias.

Em Janeiro realizaremos também uma palestra sobre “Cuidados básicos de saúde e de higiene”, orientada pela enfermeira Sílvia Lopes, a quem agradecemos desde já. Deixamos também o apelo: venha participar nesta palestra: informe-se e esclareça-se!

Cuide da sua saúde! Ela é o melhor bem que podemos ter, por isso há que preservá-la.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Maqueta da Escola

No âmbito do segundo Tema de Vida – “O Consumo” a turma desenvolveu na disciplina “Matemática para a Vida” uma maqueta da sua escola, com a finalidade de demonstrar mais um modo de publicidade nos dias de hoje.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Magazine do Consumo

No tema de vida "O Consumo", uma das variantes abordadas foi a publicidade. Desde logo se levantou uma questão pertinente - Será que, enquanto consumidores, conseguimos ter um olhar crítico e fazer escolhas conscientes e criteriosas, ou nos deixamos levar por determinados anúncios cujas palavras nos tocam o coração, cujas cores nos chamam a atenção?

Para responder a esta questão foi fundamental perceber como se fazem os anúncios publicitários para adquirimos um olhar crítico sobre os mesmos, pois estes influenciam em grande medida a nossa vida. Nesse sentido foi lançado um desafio aos formandos: Realizarem uma espécie de programa televisivo onde se falaria um pouco sobre a publicidade e onde seriam apresentados alguns spots publicitários criados pelos  formandos.
Estes spots publicitários incidem sobre produtos "inventados" e procuram despertar no consumidor o interesse e o desejos pelos produtos publicitados. Com este trabalho os formandos familiarizarem-se com algumas técnicas aplicadas na construção de anúncios bem como na utilização de diversas ferramentas ao nível de captura, tratamento e montagem de vídeo além de várias outras ferramentas informáticas.



quarta-feira, 30 de junho de 2010

Panfletos - Consumo

Os 10 mandamentos das relações humanas

Falar com pessoas
É bem agradável
Não há nada melhor
Que uma saudação amigável
As rugas que fazes na testa
Não são bonitas nem boas
Põe de lado o orgulho
E sorri para as pessoas
Chamar as pessoas pelo nome
  É coisa bem agradável
É um gesto carinhoso
E uma música saudável
Amizade tens que dar
Se queres ter um amigo
Terás quem te ajude na vida
Se fores honesto e prestativo
Na tua vida ser honesto
Deves dar a conhecer
Ser cordial e sincero
Para da vida tirares prazer

Agir com o coração
E Fazer ouvidos moucos
Fazer tudo como Deus quer
E pensar sempre nos outros
Se queres ser cauteloso
Tem cuidado ao elogiar
Não faças coisas erradas
Para ninguém te criticar.
Sê generoso
Considerado e esperto
Tenta ouvir as duas partes
E apurar o lado certo.
Preocupa-te com a opinião dos outros
Tenta ouvir e apreciar
Ouve bem com atenção
 E aprende a elogiar
10º
O que na vida fizermos.
Vamos oferecer em favor dos outros
Vamos pedir para nós
O que fizermos aos outros.

Depois de ler os mandamentos
Nós ficamos a saber
O que é preciso na vida
É saber viver e conviver.

Este trabalho foi feito por mim, com muito carinho.
Vou mostrá-lo aos colegas, espero que gostem, não o faço por vaidade, mas porque gosto.
Linda Brandão 15-1-2010

sábado, 19 de junho de 2010

Páscoa


O que é a Páscoa


A Páscoa é tempo de amor e de carinho
 É tempo de dar sem esperar receber
Tempo de sorrir sem medo de chorar
Tempo de amar sem medo de perder.

É tempo de ajudar aqueles que mais amamos
É renascer para uma vida de emoção
É tempo de ser criança novamente
É tempo de ressurreição.

Páscoa, queridinha
És minha
Cheia de chocolate
E bem docinha.

És boazinha
Como o Capuchinho Vermelho
Gostas dos ovos coloridos
Que trás o coelho.

Comes muitas amêndoas
És muito gulosa
Vais ficar doente
Cuidado se não ficas com a cabeça quente.

Mas não tens medo
Pois Jesus está contigo
Não vais ficar doente
Porque ele é teu amigo.

Não te preocupes
Eu sou tua amiga
Dou-te este chocolate como presente
Só quero que fiques contente.

Linda Rodrigues

____________________________________________________

Toca o sino na Capela

Toca o sino na capela
Surgem foguetes no ar,
Põem-se flores na ruela
Nossa Páscoa vai chegar.

Abrem-se as portas à Cruz
Neste dia tão festejado,
Entre nós vai estar Jesus
Como nosso convidado.

E o povo da minha aldeia
Trajando todo a rigor
De casa em casa passeia
Beijando a Cruz do Senhor.

Numa bela comunhão
De pura fraternidade,
Vibra em cada coração
A corrente d'amizade

Nas casinhas do lugar
Onde a festa nos rodeia,
Encontramos em cada lar
Uma mesa sempre cheia

Nesta onda de alegria
Que a Páscoa nos faz viver,
Há sempre durante o dia
Um copito para beber.

E à noite já satisfeitos
Com um grãozinho na asa,
Uns tortos outros direitos
Todos vão dormir para casa.

Linda Rodrigues 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lua




Uma noite de verão


Abençoe minha noite
Com uma boa sensação
A rever meus pensamentos
Nesta noite de verão.

Sozinha à noite a pensar
Fixando bem a lua
Os pensamentos a voar
Mas a vida contínua.

Estou tranquila
Olhando as estrelas
Estou-me inspirando
A fazer meus poemas.

Que belas noites de verão
Ouvindo grilos cantar
São tão lindas e serenas
Harmonia está no ar.

Estes versos foram feitos
Por mim ao luar
Para aqueles que os lerem
A sua noite alegrar.

Linda Brandão



 
Powered by Blogger